terça-feira, 19 de junho de 2012

Alimentação Saudável

Atividade para o 3º ano- 2º trimestre: Como já iniciei atividades sobre alimentação através de aulas expositivas, webquest, e atividades variadas. Escolhi um vídeo para ilustrar as aulas, partindo do vídeo iremos realizar várias atividades em sala de aula e na sala de informática pedagógica. Este assunto é bastante extenso e envolvente para os alunos.
Esta aula foi muito produtiva, pois os alunos puderam observar que muitos estão preocupados com uma alimentação saudável,revisamos também a higiene dos alimentos (conteúdos do 1º trimestre), e ficaram muito curiosos com a pirâmide alimentar.(assunto que faz parte do 2º trimestre).

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Os desafios da Educação no século XXI


             De acordo   com o professor Pedro Demo, o educador  deve ter a liberdade de criar sua aulas, pesquisar e produzir  seus próprios materiais, pois isto estimula o professor fazendo com que seu aluno também aprenda a pesquisar, produzir.Dessa forma, ao perceber a escola como instituição à parte do seu mundo, ainda com aspectos antigos, sentados em carteiras enfileiradas, de frente para o quadro, anotando as informações em cadernos e ouvindo o professor reproduzir histórias retiradas de livros que já saem desatualizados das gráficas. Consideram-na como algo irrelevante em suas vidas cotidianas, em um paradoxo com as sensações e oportunidades oferecidas pelo universo multimídia exterior
    Concordo com o entrevistado quanto deixa bem claro que o professor da sala de aula deve aprender bem, através de estudos e pesquisas , para que seu aluno também aprenda.Em sua fala relata a importância dos professores terem a consciência de que se seus planos de aula são copiados, os alunos não demonstrarão tanta vontade em aprender, devido a falta de motivação do professor.
    O mundo está mudando rapidamente, e os alunos também. Segundo WIM VEEN, em seu livro “Homo zappiens -Educando na era digital”, essa nova “espécie” de jovens cresceu usando intensamente múltiplos meios da tecnologia. Esses recursos permitiram às crianças de hoje terem controle sobre o fluxo de informações, lidarem com informações descontinuadas, com sobrecarga de informações, mesclar comunidades virtuais e reais, comunicar-se em rede, de acordo com as suas necessidades.


.
    


domingo, 17 de junho de 2012

Atividade de Ciências sobre alimentação saudável


Aluno(a):____________________________________ 3º ano ____

Professora:_____________________________________
1)Marque  com  um  (x) os  bons  hàbitos  alimentares:
(   ) Comer  nas  horas  certas. (   ) Comer  em  quantidade  exagerada.
(   ) Comer  alimentos  frescos. (   ) Comer  rapidamente  os  alimentos.
(   ) Comer  carne  crua  e  mal  cozida. (   ) Comer  devagar , mastigando  bem  os  alimentos.
(   ) Comer  uma  vez  por  dia. (   ) Comer  alimentos  variados  e  nutritivos.
(   ) Comer  a  qualquer  hora.

2)Marque  (v)  para  as  afirmativas  verdadeiras  e  (f)  para  as  falsas:
(   ) Tomar  sucos  artificiais  e  comer  alimentos  gordurosos  é  um  bom  hábito  alimentar.
(   ) Frutas , legumes , verduras , guloseimas  e  balas  são  favoráveis  ao  crescimento.
(   ) Comer  bem  é  o  mesmo  que  comer  muito.
(   ) Ao  comprar  produtos  fabricados , devemos  estar  atentos  a  data  de  validade.
(    ) As  frutas  e  verduras  são  alimentos  de  origem  vegetal.

3)Marque  a  resposta  certa:
A  água  e  o  sal são  produtos  de  origem:
(  )  animal (   ) mineral

4)Escreva  o  nome  da  criança  que se  alimentou  melhor  nessas  refeições._______________
Eduardo                                  Luís                               Bruna
arroz                                     batata                               sanduíche
feijão                                   macarrão                             milk shake
alface                                  pão                                    sorvete   
frango                                bife                                    batata  frita
água                                  refrigerante                          bolacha
maçã                                  doce                                    bala

5)Classifique  os  alimentos  de  acordo  com  sua  origem  em :  animal  ou  vegetal
a) arroz____________ b) ovos___________ c) alface___________ d) frango__________
e) salsicha___________f)  leite___________ g) geleia  de  maçã__________ h) uva_________
i) carne  de  boi_________ j) abacaxi__________k) queijo______________l) tomate_________

( Reestruturada com atividades selecionadas Grupo Professores solidários)

quinta-feira, 14 de junho de 2012

WebQuest : Alimentação Saudável

Os alunos do 3º ano 3 da professora Tania, realizaram a WebQuest : Alimentação Saudável. Foi uma atividade muito produtiva, pois os alunos socializaram a utilização dos sites, realizando após, na sala de aula o registro desta pesquisa.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

domingo, 3 de junho de 2012

Conclusão do Mapa Conceitual

     No dia 31 de maio ,  na Sala de Informática Pedagógica os alunos do 3º ano 3 , da professora Tania,começaram a elaborar  o Mapa Conceitual do Dia da Mães .
     Os alunos ficaram eufóricos com a atividade, pois a professora os deixou bem livres para escolher os estilos , brincamos muito com as cores e formas.



   
Nosso Mapa Conceitua está ficando  bem legal !!!!!!!


 

Vamos terminar o Mapa Conceitual na próxima semana!!!!